Projeto de aluno do Santo Ivo selecionado para Parlamento Jovem pode virar lei

IMG_3099

O aluno Vinicius, um dos autores do projeto que pode virar lei, e o professor Eduardo, de Geografia

Um projeto criado pelos alunos do Santo Ivo Vinicius Rodrigues Martin e Gabriel Mochi Ribeiro para a edição de 2015 do Parlamento Jovem pode virar lei. O texto, que sugere a  divulgação de obras de artistas que emprestam seus nomes para ruas e praças da cidade de São Paulo, serviu de base para um Projeto de Lei apresentado pelo vereador Laércio Benko (PHS).

A proposta de Vinicius e Gabriel, então no 9º ano do Ensino Fundamental, foi selecionada entre estudantes de toda a cidade e chamou a atenção do vereador. Se aprovado na Câmara, o projeto vai para a análise do prefeito, que pode sancioná-lo para que vire lei.

A ideia é que imóveis residenciais ou comerciais reproduzam, em sua fachada, quadros, poesias e demais obras de artistas que dão nome aos logradouros, de modo a incentivar os cidadãos a conhecerem a obra e a importância das personalidades que marcaram a história e a cultura de São Paulo. Os que o fizerem terão direito a desconto no IPTU.

O Parlamento Jovem, realizado anualmente pela Câmara Municipal dos Vereadores, é uma oportunidade dos alunos vivenciarem, por um dia, as atividades desenvolvidas pelo Legislativo Municipal e para que o Vereador Jovem conheça melhor o funcionamento dos processos políticos no país.

O evento reúne estudantes do ensino público e privado que tiveram seus Projetos selecionados anteriormente. Durante uma sessão especial, os alunos defendem seus respectivos projetos na tribuna. Cada projeto passou por uma votação entre todos os Vereadores Jovens e os aprovados foram publicados no Diário Oficial do Poder Legislativo.