9º ano faz cálculos orçamentários em etapa do projeto #pauliceia

Escola associada da Unesco, o Colégio Santo Ivo insere-se na busca por um mundo justo e igualitário adotando os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU como fio condutor das Práticas de Projetos de Pesquisa realizadas com os alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental II.

O projeto #pauliceia toma a cidade de São Paulo como “síntese do mundo” e lança aos estudantes o desafio de alcançar os ODS em escala local. #pauliceia tem como ponto de partida a São Paulo de 2018, com seus imensos contrastes e contradições, e propõe a busca por uma São Paulo justa e igualitária.

Com o 9º ano do Santo Ivo, a professora Ivana, de História, e o assistente de laboratório Wellington estão trabalhando a administração pública utilizando o jogo Sim City como ferramenta, mostrando fatores que interferem diretamente na situação de uma cidade.

Em uma das primeiras etapas do projeto, os alunos pegaram todos os dados referentes ao orçamento de São Paulo e adaptaram-nos para uma cidade de 100 mil habitantes. O resultado desses cálculos foi usado no orçamento da cidade virtual que eles estão montando no Sim City. O desafio é que, atuando como “prefeitos” da cidade virtual, eles tenham que decidir como administrá-la e o que priorizar, para que cheguem ao conceito de um lugar ideal para viver.

Confira fotos dessa etapa do projeto:

Projeto Pauliceia - 9º ano (mar/2018)